O ensino de artes e suas estratégias (Seminário de Ouro Preto); O professor, o artista, método e outras considerações, por Heitor Alimonda; Recrutamento e seleção de professores, por Armando Thomas Ferreira; Recrutamento e seleção de estudantes, por Peter Schoenbach; Metodologia de esnino, por Peter Schoenbach; A educação continuada nas artes: crescimento cumulativo na pauta da educação, por Ronnie Rubin; Depoimento, por Louis Finkelstein; Seminário sobre o ensino das artes e suas estratégias, Ouro Preto, 23 a 28 de agosto de 1981.
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Editorial; O financiamento e a regulamentação no ensino de pós-graduação e da pesquisa em ciências sociais, por Sérgio Abranches e Gilberto Velho; O professor visitante: uma carta ao Departamento, por Louis E. Barrilleuax; A pesquisa bio-médica no Brasil (passado, presente e perspectivas), por Carlos Chagas Filho; O que move o pesquisador de química na escolha dos temas para estudos, por Gouvan C. de Magalhãesç O estudante brasileiro na França, uma réplica, por Claudio de Moura Castro.
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Males da ciência no Brasil, por Clóvis Cavalcanti; Modelos para o planejamento e coordenação de ensino em Universidades profissionais, por Roger Boyd Walker; As pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação: papeis e limitações, por Claudio de Moura Castro; Pós-graduação "lato-sensu": uma interpretação da Resolução CFE nº 14/77, por Ricardo de Rezende Martins; Os cinco primeiros anos do Programa Institucional de Capacitação de Docentes na COPPE/UFRJ, por Paulo Canedo de Magalhães.
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Subsídios para um reexame da pós-graduação na área das artes, por Barbara Heliodora Carneiro de Mendonça; A pós-graduação e os caminhos da competência, por Rogério de Andrade Córdova; Reexame da pós-graduação na área das artes, por Márcio Quintão Moreno; Considerações sobre o perfil profissional e acadêmico do médico, por Fernando Antonio Lucchese e Gerhard Jacob; Função social do ensino da ciência do direito, por José Reinaldo de Lima Lopes.
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